Pular para o conteúdo principal

Pandemia (O que é essencial?)

Em meio ao caos á mais de um ano em parte por causa da pandemia do novo corona vírus, em parte pela mal administração dos generais do poder, uma discussão se levanta; (Á realização das olimpíadas daqui a cerca de quatro meses).

Em matéria nos meios de comunicação, algo nos chama atenção:
Na matéria do globo por exemplo quando questionado sobre a realização das olimpíadas ainda neste ano o CEO do comitê de Tóquio proferiu a seguinte frase.

"- Há pessoas que dizem que os jogos deveriam ser adiados, mas, na minha opinião, adiá-los é impossível. Mantê-los em julho é a última opção - disse Muto, em entrevista ao "Kyodo News".

Realizado está breve introdução, podemos efetuar algumas análises.
O que é realmente essencial?
Seria a realização de uma Olimpíada algo tão inadiável a ponto de colocarmos pessoas dentro de aviões em todo o mundo para se juntarem em arenas de guerra em pró da competitividade? Competitividade essa que é tão fomentada desde de os princípios do estudo infantil. 

Competir, competir, competir...
Ser melhor,
vencer, vencer, vencer...
Ser o primeiro.


Para muitos a realização de mais um evento não é um problema.
Soa sempre a seguinte frase;
"Temos protocolos rígidos".


Segui a pergunta;
Qual o motivo dos protocolos tão rígidos não estarem funcionando no futebol brasileiro por exemplo?
Todos os dias sabe-se de profissionais do meio contaminados.
Mas...

"Nenhum jogador morreu".

"Nenhum treinador morreu".


Sabe-se que á atenção dada a tais profissionais no que se refere a saúde é especial (o que não é nenhum problema), problema é os trabalhadores periféricos não terem a mesma atenção especial.
Em falando de Brasil enquanto o vírus se espalha com facilidade, os visíveis se contaminam e logo é dada a mais eficaz atenção, já os invisíveis lutam por fila de uma UTI, por respiradores, enquanto a constituição brasileira é rasgada a vista de todos, pois nela está que todo cidadão brasileiro tem direito a saúde de qualidade.
É certo que no que diz a Olimpíada pouco podemos fazer para a realização ou não realização (Estamos certos que este controle quem tem são os poderosos que visam somente o lucro financeiro que o evento pode causar), agora fato é que esse cenário só é mais uma demonstração do descaso dos poderosos com situações perigosas à toda população, mas para que se preocupar, se quando enfermo os poderosos pegam seus jatinhos, seus conversíveis, suas limousines e são recebidos com pompa nos hospitais e centros de saúde.
Trazendo para o cenário nacional brasileiro, o futebol continua a todo vapor, alguns do meio tentam sem sucesso convocar uma paralisação no esporte, mas são ignorados, taxados de loucos, exemplo disso foi o desabafo do treinador do América MG essa última semana, que claramente mais uma vez será ignorado.
O futebol, as olimpíadas são só alguns destes descasos.
O que é essencial?
Essencial é a vida de cada indivíduo, ou, ao menos deveria ser.
Mas ao que parece, a pandemia ainda NÃO conseguiu mostrar que precisamos voltar a coletividade.
O que precisará acontecer para sermos mais humanos, para sermos coletivos de verdade?
Enquanto isso, no estado do Rio de Janeiro a volta de torcida em jogos de futebol foi discutida na última semana, você leu correto, foi discutida.
A nós, população cabe o maior cuidado possível, a maior preocupação possível, estamos certos de que a população não é uma preocupação dos poderosos, dos governantes, a preocupação destes é somente com o jogo de poder e DINHEIRO.
A nós fica a sensação (talvez uma verdade), de que o melhor neste momento é não ficarmos enfermos, é não precisarmos de serviços de saúde, pois neste jogo de poder, onde o Dinheiro e o Consumo são o centro de importância da sociedade, onde saúde se tornou comércio (Quem já foi há um consultório médico e saiu com uma receita indicando de qual fornecedor comprar entende bem de que estou falando), fica difícil acreditarmos que estamos a salvo.

Alguns(nem todos) daqueles que felizmente ainda não perderam um familiar ou amigo próximo minimizam os efeitos desta pandemia, que independente de como surgiu ou de onde surgiu, ela está aí e está matando.

Fica o questionamento;

O que realmente é ESSENCIAL neste momento?


'Rodrigo Luiz Roque'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Grande Transposição

Alguns intitulam o planeta terra como Planeta Água, médicos dizem que o corpo humano é composto por 70 % de água, podendo em alguns casos ser mais ou menos, a levar em consideração  gordura, massa corporal, peso entre outros! É notório que a vida humana não existiria sem a água. Algo que surpreendeu muito foram as guerras ideológicas com a entrega de parte da obra feita pelo então Presidente Jair Messias Bolsonaro na semana passada (Transposição do Rio São Francisco). "Alguns" de direita dizem que a obra estava parada e o atual governo tocou, enquanto "alguns" de esqueda cobra que quem iniciou a ideia da transposição do Rio São Francisco seja reconhecido, no caso (Lula - PT). Mais uma vez a discussão se da de forma totalmente superficial. Poderíamos então realizar uma analise também superficial, em primeiro lugar se fossemos premiar quem teve a ideia, teríamos que desenterrar D. Pedro II, fazia parte dos planos do então Imperador canalizar aguá até o nordeste, é cla...

Sonhos Trocados.

Por que os sonhos mudam? É possível que neste momento de sua vida não esteja fazendo nada do que desejou até seus 15 anos ou se você tem menos que isso de idade reflita sobre suas escolhas. Um dia seus sonhos mudaram; Por quê? Alguém pode até dizer, "mas eu queria mesmo era ser jogador de futebol", é bem certo que se você é um desses, pode ser que hoje não jogue futebol nem por Hobby: Como seus sonhos mudaram tanto?  Se seu sonho de criança era ser caminhoneiro e viajar pelas estradas, experimente por um dia viajar com um amigo, almoçar a beira da rodovia ou recostado em uma fazenda, sem se preocupar com nada ou até mesmo se seu sonho era ser médico experimente um dia participar de um projeto social, se vestir de branco e então poderá medir a tal sensação, vera que talvez serão seus momentos de maior satisfação e de interação com o próximo. Talvez seu sonho era ser pintor, professor, escritor, fazendeiro ou zelador. Por que os sonhos mudam? Certo é que encontrará satisfação p...

O Pedinte

Um dia desses um amigo compartilhou uma experiência de vida comigo até meio desconfiado com o que eu acharia do que haveria de me falar. Segundo ele, ao ir à padaria, chegando à porta, viu sentado a frente da padaria um morador de rua, não como esses viajantes que produzem artesanatos, que possuem algum tipo de trabalho, mas sim um pedinte daqueles que passam o dia pedindo dinheiro nas calçadas, segundo meu amigo ao passar por aquele cidadão ele decidiu que quando saísse daria umas moedas para o mesmo. Meu amigo efetuou suas compras normalmente e ao chegar ao caixa e abrir a carteira, segundo ele tinha cinco reais e umas moedas trocados, naquele momento em seu coração segundo ele decidiu que aqueles cinco reais e aquelas moedas não pertenciam mais a ele, certo de que daria para o pedinte, neste momento a moça do caixa disse a ele, te darei R$ 2,50 de desconto, ele pagou a compra no cartão e ao sair da padaria deu o dinheiro ao pedinte, cinco reais e umas moedas. Continuou me dize...