Pular para o conteúdo principal

O Pedinte

Um dia desses um amigo compartilhou uma experiência de vida comigo até meio desconfiado com o que eu acharia do que haveria de me falar.

Segundo ele, ao ir à padaria, chegando à porta, viu sentado a frente da padaria um morador de rua, não como esses viajantes que produzem artesanatos, que possuem algum tipo de trabalho, mas sim um pedinte daqueles que passam o dia pedindo dinheiro nas calçadas, segundo meu amigo ao passar por aquele cidadão ele decidiu que quando saísse daria umas moedas para o mesmo.

Meu amigo efetuou suas compras normalmente e ao chegar ao caixa e abrir a carteira, segundo ele tinha cinco reais e umas moedas trocados, naquele momento em seu coração segundo ele decidiu que aqueles cinco reais e aquelas moedas não pertenciam mais a ele, certo de que daria para o pedinte, neste momento a moça do caixa disse a ele, te darei R$ 2,50 de desconto, ele pagou a compra no cartão e ao sair da padaria deu o dinheiro ao pedinte, cinco reais e umas moedas.

Continuou me dizendo que ao chegar a sua casa, recebeu seu talão de energia mensal e ao olhar o valor, estava cerca de R$ 2,50 mais barato que os últimos dois meses, mesmo sendo um período de quarentena onde ele passou boa parte em casa com sua família.

Ao conversar comigo o mesmo me questionou se era apenas uma coincidência, pois na opinião dele era o universo conspirando a favor (mesmo que os valores para muito sendo insignificante), por ele ter dado aquela ajuda de coração e sem querer nada em troca!

Manifestei-me dizendo que em minha opinião era uma obra do criador, que por ordem D’Ele o que fazemos ao próximo retorna para nós, às vezes não percebemos por não estarmos tão atentos ao que está acontecendo a nossa volta em nosso dia a dia.

Uma coisa é fato, independente de qual seja sua crença, a certeza que nós dois chegamos neste diálogo é que fazemos parte de uma coletividade muito maior, onde todos nós somos semelhantes e teremos o mesmo fim nesta terra (Á morte), sendo que podemos sim olhar para o nosso semelhante sem julgar o quanto este contribuiu para chegar até esta ou aquela situação.

Sabemos que se individualizarmos a analise encontraremos situações que o individuo terá contribuído para sua própria decadência “financeira”, mas se aprofundarmos a analise veremos que em um país com cerca de 12,8 milhões de desempregados (Dados do IBGE em Abril de 2020) o Estado é o maior culpado por não prestar serviços básicos de qualidade a todo cidadão e que muitos destes pedintes sofrem sim com a ausência de politicas eficientes do Estado.

Cabe a nós buscarmos o bem da coletividade, tentar de alguma forma sermos mais caridosos, sem julgar o motivo que levou o semelhante a tal situação, mas sim contribuirmos para o bem do coletivo e assim em minha opinião, o Criador, na opinião do meu amigo o Universo irá conspirar a nosso favor, irá de alguma forma te devolver o bem que causou ao próximo (Este retorno não precisa ser material, a satisfação será o suficiente).

Fato é que não se sabe como foram utilizados os cinco reais e as moedas que o pedinte recebeu, se utilizou para se alimentar ou para atender qualquer outro desejo seu, mas naquele dia caso o mesmo não teve uma pequena refeição ou um café, foi apenas por culpa dele, estamos certos que o coletivo contribuiu de alguma forma para que ele pudesse comprar ao menos alguns pães e um café.

E você, o que acha desta situação, obra de Deus, do Universo ou apenas uma coincidência?
Como á interpreta?

Comentários

  1. Parafraseando Clóvis de Barros Filho sobre a sua interpretação de Jesus, A vida que vale a pena ser vivida é a vida em completa função do outro... Uma vida onde se você não existisse não permitiria o sorriso no outro, ou sem a sua existência a vida do próximo não teria sido diferente, impactada e etc, sabemos que, ao fazer um bem pra vida de alguém, vamos ficar mais sensíveis e logo perceberemos o retorno, sempre quando feito sem a intenção de um.

    - Luãn Costa

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a reflexão.....
    E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.

    Romanos 8:28

    ResponderExcluir
  3. No Evangelho encontramos a lição mais primorosa de Jesus Cristo para todos nós: aquela lição que Ele deu para nós principalmente com a sua vida: a lição da entrega, do amor, do fazer a vontade do Pai para congregar todos os homens e mulheres de todos os tempos e lugares, no amor e na fé para a vida plena e para a salvação. A lição de Jesus é a lição do amor.

    “Amar a Deus sobre todas as coisas”, com toda a força, capacidade, entendimento e sabedoria. Esse é o maior, o primeiro mandamento. E nós sabemos que amar a Deus é, de fato, o maior deles. Mas esse mandamento desdobra-se num outro, que é o segundo: o amor ao próximo. E Jesus diz então: “o segundo é semelhante a este”. “Amai-vos uns aos outros como a si mesmo”.

    - Dom Manoel Delson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Grande Transposição

Alguns intitulam o planeta terra como Planeta Água, médicos dizem que o corpo humano é composto por 70 % de água, podendo em alguns casos ser mais ou menos, a levar em consideração  gordura, massa corporal, peso entre outros! É notório que a vida humana não existiria sem a água. Algo que surpreendeu muito foram as guerras ideológicas com a entrega de parte da obra feita pelo então Presidente Jair Messias Bolsonaro na semana passada (Transposição do Rio São Francisco). "Alguns" de direita dizem que a obra estava parada e o atual governo tocou, enquanto "alguns" de esqueda cobra que quem iniciou a ideia da transposição do Rio São Francisco seja reconhecido, no caso (Lula - PT). Mais uma vez a discussão se da de forma totalmente superficial. Poderíamos então realizar uma analise também superficial, em primeiro lugar se fossemos premiar quem teve a ideia, teríamos que desenterrar D. Pedro II, fazia parte dos planos do então Imperador canalizar aguá até o nordeste, é cla...

Sonhos Trocados.

Por que os sonhos mudam? É possível que neste momento de sua vida não esteja fazendo nada do que desejou até seus 15 anos ou se você tem menos que isso de idade reflita sobre suas escolhas. Um dia seus sonhos mudaram; Por quê? Alguém pode até dizer, "mas eu queria mesmo era ser jogador de futebol", é bem certo que se você é um desses, pode ser que hoje não jogue futebol nem por Hobby: Como seus sonhos mudaram tanto?  Se seu sonho de criança era ser caminhoneiro e viajar pelas estradas, experimente por um dia viajar com um amigo, almoçar a beira da rodovia ou recostado em uma fazenda, sem se preocupar com nada ou até mesmo se seu sonho era ser médico experimente um dia participar de um projeto social, se vestir de branco e então poderá medir a tal sensação, vera que talvez serão seus momentos de maior satisfação e de interação com o próximo. Talvez seu sonho era ser pintor, professor, escritor, fazendeiro ou zelador. Por que os sonhos mudam? Certo é que encontrará satisfação p...