Pular para o conteúdo principal

O valor do Ser Humano (Coberto por Guarda Sóis).

Nos últimos dias uma imagem chocante chamou a atenção deixando muitos atônitos, era um homem que havia falecido(Sofrendo um Enfarto) dentro de uma loja em Recife. 

Na ocasião cobriram o falecido por guardas sóis, cercaram por alguns produtos da loja e continuaram as vendas normalmente.

Será que ao conduzirem tal situação, não se colocaram no lugar da família?
Ou, não cogitaram a possibilidade de uma criança em uma desatenção de seu responsável pular as "barreiras" do isolamento e se deparar com tal cena?
Fato é que não é a primeira vez que lojas da empresa Carrefour passam por escândalos no Brasil.
Certo é que faltou muitas atitudes dos responsáveis pela loja no ocorrido.
Sendo o primeiro questionamento: Onde estão as lideranças geradas pelos coaching's?
Fica evidente nesta ocasião os modelos de lideranças importantes para o mercado atual (nacional e internacional)
Evidente é que pouco se vê (ou nada se vê)nos treinamentos/palestras realizados para formar os profissionais do século XXI (Os líderes).
Provável é que em seus Power Point's os couching's da última geração não tem uma pauta explicando empatia, amor ao próximo, a vida como bem mais valioso, entre outros.
Uma frase de Xico de Sá explica bem a situação: "Ocultar o cadáver para não esfriar os Lucros".
Pode ser que o querido leitor acredite não ter relação uma coisa com a outra, mas em minha opinião tem (e muito).
Vivemos um momento no mundo onde os lucros estão acima de tudo (literalmente).
O trabalhador em muitos casos (Salvo as exceções) passou a ser utilizado como uma máquina que quando quebra ou da defeito é substituída.
Provável é que talvez muitos colegas/amigos do falecido ficaram tristes com sua morte, mas o faturamento da loja está acima desta tristeza, o acontecido não poderia impedir um dia de faturamento/lucro, afinal as metas mensais precisam ser batidas.
Líderes criados por couching's -> batedores de metas (apenas isso).
Alguém pode dizer, "mas compaixão, amor, empatia não se aprende em cursos".
Eu digo que "compaixão, amor, empatia não são valores importantes em um curso gerador de lideranças", esses sentimentos não geram lucros, não movimentam o mercado, tanto que se tais valores tivessem sido aplicados no cenário discutido, na visão dos mega empresários seria um dia a menos de vendas.
Trato isso em um de meus pensamentos (leia no final do texto).
Outro fato que chama atenção é a pouca repercussão dada a notícia, até mesmo pelos telejornais que não se esforçaram em manter a notícia nos holofotes.(Algo de se estranhar, mas não é uma grande surpresa).
Desta forma concluo que a necessidade de faturamento desenfreado das indústrias e empresas somado a um país com uma vasta quantidade de desempregados tem levado as pessoas a desconsiderarem princípios como compaixão, empatia, amor, respeito e por aí vai.
O que aconteceu na loja Carrefour não é uma particularidade da mesma, possível é que em muitas empresas/indústrias do Brasil e do mundo aconteceria o mesmo, as atitudes seriam idênticas.
Muitos trabalhadores entraram no que chamo de (bolha do lucro acima de tudo) e estão nadando a favor das correntes, pois não vêem alternativas (dadas a grande necessidade de consumo implantada no subconsciente do ser humano nos últimos 100 anos).
Fatos como este me levam a questionar:
Para mim qual será o valor do dinheiro?
E,
Qual o valor do meu próximo?
Resta-nos contribuir para que atitudes diferentes sejam tomadas e que o ser humano em todas as faixas sociais da sociedade possam um dia está no centro de importância dos governos, empresas e da própria humanidade.


Pensamento...

Lobo ou Ovelha?
Vejo a humanidade no mundo banqueiro empresarial como ovelhas e lobos. 

As ovelhas presas num aprisco. 

Os lobos usufruem de todos os pastos verdejantes. 

Mas lobo não sabe o que fazer com capim. Quando um lobo tem fome ele vem no aprisco e ataca o rebanho! 

Quando as ovelhas percebem qual foi à escolhida, todas se afastam e se apertam em um lado enquanto a sorteada sozinha e desprezada está do outro lado, para essa é o fim da linha.

Qual seria então a saída para todas essas ovelhas? 

Se juntarem e quebrarem o aprisco e unidas usufruírem do pasto verdejante, por que lobo não sabe usufruir de pasto, ele só quer status. 

Mas elas nunca se rebelam, e vez em quando vem um lobo no aprisco e diz; "tem uma vaga pra lobo, alguém deseja?" É então, que se forma uma fila indiana e todas se alistam para ser quem oprime com o discurso para as amigas, ‌"fora do aprisco eu irei me lembrar de vocês", Mas quando se vê fora seus olhos ficam cegos e agora vestidas como lobo dizem conscientes “ser ovelha só faz parte do jogo o bom mesmo é ser lobo".

Lá no aprisco vez em quando posa um corvo gritando(coach). ‌"treinamento pra ser lobo, treinamento pra ser lobo” Com uma visão do alto sem ter nunca sido lobo dão curso para o mesmo em troca do pouco capim que no aprisco as ovelhas têm para sobreviver (Diminuindo o recurso), Mal sabem as ovelhas que quando os lobos as atacam para se alimentar o corvo sempre aguarda uma sobra do jantar, desta forma as ovelhas com menos alimento ficam mais vulneráveis aos ataques e as pobres ofertas do tempo.

Afinal nesta vida qual será seu legado, ser ovelha ou ser lobo? ‌

"Rodrigo Luiz Roque"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Grande Transposição

Alguns intitulam o planeta terra como Planeta Água, médicos dizem que o corpo humano é composto por 70 % de água, podendo em alguns casos ser mais ou menos, a levar em consideração  gordura, massa corporal, peso entre outros! É notório que a vida humana não existiria sem a água. Algo que surpreendeu muito foram as guerras ideológicas com a entrega de parte da obra feita pelo então Presidente Jair Messias Bolsonaro na semana passada (Transposição do Rio São Francisco). "Alguns" de direita dizem que a obra estava parada e o atual governo tocou, enquanto "alguns" de esqueda cobra que quem iniciou a ideia da transposição do Rio São Francisco seja reconhecido, no caso (Lula - PT). Mais uma vez a discussão se da de forma totalmente superficial. Poderíamos então realizar uma analise também superficial, em primeiro lugar se fossemos premiar quem teve a ideia, teríamos que desenterrar D. Pedro II, fazia parte dos planos do então Imperador canalizar aguá até o nordeste, é cla...

Sonhos Trocados.

Por que os sonhos mudam? É possível que neste momento de sua vida não esteja fazendo nada do que desejou até seus 15 anos ou se você tem menos que isso de idade reflita sobre suas escolhas. Um dia seus sonhos mudaram; Por quê? Alguém pode até dizer, "mas eu queria mesmo era ser jogador de futebol", é bem certo que se você é um desses, pode ser que hoje não jogue futebol nem por Hobby: Como seus sonhos mudaram tanto?  Se seu sonho de criança era ser caminhoneiro e viajar pelas estradas, experimente por um dia viajar com um amigo, almoçar a beira da rodovia ou recostado em uma fazenda, sem se preocupar com nada ou até mesmo se seu sonho era ser médico experimente um dia participar de um projeto social, se vestir de branco e então poderá medir a tal sensação, vera que talvez serão seus momentos de maior satisfação e de interação com o próximo. Talvez seu sonho era ser pintor, professor, escritor, fazendeiro ou zelador. Por que os sonhos mudam? Certo é que encontrará satisfação p...

O Pedinte

Um dia desses um amigo compartilhou uma experiência de vida comigo até meio desconfiado com o que eu acharia do que haveria de me falar. Segundo ele, ao ir à padaria, chegando à porta, viu sentado a frente da padaria um morador de rua, não como esses viajantes que produzem artesanatos, que possuem algum tipo de trabalho, mas sim um pedinte daqueles que passam o dia pedindo dinheiro nas calçadas, segundo meu amigo ao passar por aquele cidadão ele decidiu que quando saísse daria umas moedas para o mesmo. Meu amigo efetuou suas compras normalmente e ao chegar ao caixa e abrir a carteira, segundo ele tinha cinco reais e umas moedas trocados, naquele momento em seu coração segundo ele decidiu que aqueles cinco reais e aquelas moedas não pertenciam mais a ele, certo de que daria para o pedinte, neste momento a moça do caixa disse a ele, te darei R$ 2,50 de desconto, ele pagou a compra no cartão e ao sair da padaria deu o dinheiro ao pedinte, cinco reais e umas moedas. Continuou me dize...