Pular para o conteúdo principal

O que estaria por trás da efetivação da Telemedicina no Brasil?

(Telemedicina (do grego τελε, distância) trata do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes.)

O Assunto Telemedicina tomou corpo no Brasil em 2019 com grandes discussões e discordância sobre a sua regulamentação, agora durante a pandemia do Corona Vírus mais uma vez tomou força. Em conceito diz-se utilizar de “tecnologias modernas da Informação e telecomunicações” o que em nosso país ainda deve ser chamado de “Atendimento Telefônico”.

Levando em consideração o conceito e o uso da tecnologia, entende-se que é um enorme avanço, atendimento à distância, sendo assim não precisa que o paciente esteja presencialmente no consultório para receber um atendimento inicial.

Por outro lado, deve se ter uma grande preocupação, tendo em vista que o médico está em apenas uma das pontas, podendo sim este tipo de atendimento trazer certos riscos ao paciente.

No exterior existem países em que o paciente já agenda uma consulta e entra em uma vídeo-chamada diretamente com o médico, envia fotos de hematomas, manchas, torções e se necessário é enviado um médico ou uma ambulância até o paciente, mas estamos falando de países como Israel por exemplo.

O que nos trás a uma reflexão é; uma saúde que no Brasil há décadas vem se arrastando com pacientes largados a própria sorte em corredores de hospitais e unidades de saúde o Governo/Estado teria então encontrado uma forma de sanar os problemas de atendimento na saúde básica de sua população?

Seria possível resolver o problema das gigantescas filas com a Tele-Consulta? Uma medida como essa tomada em meio à pandemia seria realmente eficaz?

Alguém vai então dizer, “mas pelo menos algo está sendo feito”, o velho jargão de que “o fim justifica o meio”.

Uma forma de atendimento que há alguns anos sofre relutância no meio de entidades médicas para entrar em vigor em nosso país vem tomando corpo durante a pandemia e pouco a pouco vai se consolidando.

Em tempos de Pandemia o distanciamento é necessário, está evidente a necessidade deste acompanhamento, a dúvida é como ele será administrado em pró da sociedade?

Outra questão é: estaria o estado se aproveitando da pandemia para passar a Telemedicina por baixo dos panos e colocá-la em execução, apenas para aumentar índices de atendimento, sem ter comprovação Científica que ela surtiria efeito no Brasil?

Ou, até mesmo sendo apenas mais uma medida que visa atender fins políticos, camuflado em um suposto “Atendimento a População”?

Deve-se ter uma atenção até mesmo com a facilitação de prescrições de medicamentos para inflar o uso da indústria farmacêutica e laboratorial!

Há esta altura nenhuma hipótese está descartada, desta forma cabe a população acompanhar de perto todo este movimento do Estado, verificar quantos milhões/bilhões serão movimentados e se o efeito será sentido na ponta.

É fato que durante a pandemia é uma necessidade tal atendimento, no entanto pós-pandemia é algo que precisa ser muito bem avaliado e verificado pela população, certo é que o sistema de saúde necessita de melhorias e aperfeiçoamento em vários setores até chegarmos ao estágio de injetar dinheiro PÚBLICO em telemedicina.

"Rodrigo Luiz Roque"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Grande Transposição

Alguns intitulam o planeta terra como Planeta Água, médicos dizem que o corpo humano é composto por 70 % de água, podendo em alguns casos ser mais ou menos, a levar em consideração  gordura, massa corporal, peso entre outros! É notório que a vida humana não existiria sem a água. Algo que surpreendeu muito foram as guerras ideológicas com a entrega de parte da obra feita pelo então Presidente Jair Messias Bolsonaro na semana passada (Transposição do Rio São Francisco). "Alguns" de direita dizem que a obra estava parada e o atual governo tocou, enquanto "alguns" de esqueda cobra que quem iniciou a ideia da transposição do Rio São Francisco seja reconhecido, no caso (Lula - PT). Mais uma vez a discussão se da de forma totalmente superficial. Poderíamos então realizar uma analise também superficial, em primeiro lugar se fossemos premiar quem teve a ideia, teríamos que desenterrar D. Pedro II, fazia parte dos planos do então Imperador canalizar aguá até o nordeste, é cla...

Sonhos Trocados.

Por que os sonhos mudam? É possível que neste momento de sua vida não esteja fazendo nada do que desejou até seus 15 anos ou se você tem menos que isso de idade reflita sobre suas escolhas. Um dia seus sonhos mudaram; Por quê? Alguém pode até dizer, "mas eu queria mesmo era ser jogador de futebol", é bem certo que se você é um desses, pode ser que hoje não jogue futebol nem por Hobby: Como seus sonhos mudaram tanto?  Se seu sonho de criança era ser caminhoneiro e viajar pelas estradas, experimente por um dia viajar com um amigo, almoçar a beira da rodovia ou recostado em uma fazenda, sem se preocupar com nada ou até mesmo se seu sonho era ser médico experimente um dia participar de um projeto social, se vestir de branco e então poderá medir a tal sensação, vera que talvez serão seus momentos de maior satisfação e de interação com o próximo. Talvez seu sonho era ser pintor, professor, escritor, fazendeiro ou zelador. Por que os sonhos mudam? Certo é que encontrará satisfação p...

O Pedinte

Um dia desses um amigo compartilhou uma experiência de vida comigo até meio desconfiado com o que eu acharia do que haveria de me falar. Segundo ele, ao ir à padaria, chegando à porta, viu sentado a frente da padaria um morador de rua, não como esses viajantes que produzem artesanatos, que possuem algum tipo de trabalho, mas sim um pedinte daqueles que passam o dia pedindo dinheiro nas calçadas, segundo meu amigo ao passar por aquele cidadão ele decidiu que quando saísse daria umas moedas para o mesmo. Meu amigo efetuou suas compras normalmente e ao chegar ao caixa e abrir a carteira, segundo ele tinha cinco reais e umas moedas trocados, naquele momento em seu coração segundo ele decidiu que aqueles cinco reais e aquelas moedas não pertenciam mais a ele, certo de que daria para o pedinte, neste momento a moça do caixa disse a ele, te darei R$ 2,50 de desconto, ele pagou a compra no cartão e ao sair da padaria deu o dinheiro ao pedinte, cinco reais e umas moedas. Continuou me dize...